Quem somos Como tudo começou Nossos Objetivos Nossos Sonhos Direito das Crianças
" O QUE SE FAZ AGORA COM AS CRIANÇAS É O QUE ELAS FARÃO DEPOIS COM A SOCIEDADE." (Karl Mannheim)

...SEJA BEM VINDO...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

QUE FUTURO ESCOLHER HOJE


    Muitas vezes me ponho a pensar sobre o nosso papel na sociedade. Outras vezes ainda, penso no mundo capitalista em que vivemos, e em como as desigualdades sociais são assustadoramente grande e gritante aos olhos daqueles que não querem enxergar. Por muitas vezes chego a desenhar em meus pensamentos como eu, minha família, amigos e terceiros deveriam se portar diante de tal situação.

    Lembro quando criança que ouvia histórias de meus avós, e estes dos pais e avós deles, de como vivíamos numa sociedade onde as famílias se conheciam, de como se importavam umas com as outras, de como compartilhavam o pão e o dia-a-dia de suas vidas. Nessa época as coisas pareciam mais simples e inocente. Éramos um mundo fraterno.

    Nesses rodopios de pensamentos, passei a associar a percepção do homem diante da sua própria existência e da realidade da nossa sociedade, mais especificamente no que estamos fazendo para fazer o mundo um lugar melhor para se viver.

    Por não ser nenhum pensador ou intelectual, talvez tenha chegado a uma conclusão óbvia: Somos os culpados. Homens e mulheres, culpados por chegarmos onde estamos hoje. Diante disso, pensei: como Deus deixou que isso acontecesse?

   Mais uma vez não temos a capacidade de assumir os nossos erros e temos que culpar a alguém, nesse caso: Deus.

    Mas será que Deus tem alguma coisa haver com essa situação?
Indaguei meus pensamentos: Quem toma as decisões, sejam elas importantes ou não, sou eu e você ou é Deus?

    Daí novamente eu pensei: Deus quer o melhor para cada um de nós e para toda a sociedade, pois a visão de Deus para o homem é de fraternidade e amor. Por que Deus é amor.

    Cabe a nós, simples mortais a incumbência de tomar decisões que nos façam seres humanos melhores e atitudes que tornem o mundo melhor. Sabem como dizem: cada um deve fazer a sua parte, por menor que seja. Devemos sim ajudar a construir um planeta melhor para nossos filhos e os filhos dos nossos filhos.

    Daí me vem à máxima do nosso Blog, de Karl Mannheim sobre o princípio de tudo isso: as crianças. São delas que temos que cuidar, como uma semente que regamos para que cresçam e floresçam como uma planta vigorosa e bonita.

    Aí sim, como garantia teremos um futuro. E quem sabe este futuro seja aquele que sonhamos para todas as nossas crianças!


Um comentário:

  1. Costumo fazer esses tipos de questionamentos, principalmente hj que sou mãe. Dá muita saudade dos tempos em que tudo parecia ser mais simples, em que as pessoas eram mais unidas... Mudaram elas, eu, o mundo, ou mudamos todos nós??? Devemos lutar por dias melhores. As crianças agradecem! Elas merecem um mundo melhor! Bjs

    ResponderExcluir